Você sabe o que é Briefing ?

 
Briefing nada mais é do que um documento que tem a função de registrar os dados necessários para iniciar a criação de um projeto. Nele são  destacados informações como objetivo, orçamento, prazo e público muito usado na Publicidade, Administração e Design.
O briefing é uma ferramenta indispensável para que a comunicação entre o cliente e o profissional criativo seja a melhor possível e chegue ao resultado de um projeto mais satisfatório. As ideias iniciais são registradas e é de suma  importância estejam claras de maneira mais detalhada possível.

Qual a função do Briefing?

Resumidamente o briefing é um documento que reúne as ideias que te comunica para a realização de determinado projeto pode ser uma identidade visual, logotipo, ou um site.
Ele é análogo a um manual de instruções para que a equipe criativa possa se guiar e realizar o trabalho proposto em menos tempo e com mais assertividade. A partir dele é possível ter  resultados satisfatórios, já que consta todas as informações que o cliente te ofereceu sobre o que ele precisa. Esse material tem a função principal de direcionar o profissional na hora da execução do trabalho já que é pautado na necessidade do cliente.

Para designers produtividade é uma questão muito importante e para o cliente também que espera que os prazos sejam cumpridos. O briefing aumenta a agilidade dos processos e facilita diagnósticos de problemas antes dele acontecer poupando tempo do profissional criativo. quando o trabalho é realizado em um tempo menor o solicitante fica feliz o designer fica feliz e ocorre uma otimização de serviço para o profissional possibilitando pegar mais trabalhos ou estudar um pouco mais.

Além disso o briefing  tem uma função importante na redução da margem de insatisfação do cliente e do profissional que o realiza também. É sempre importante ter consciência que pequenos ajustes são muito diferentes de retrabalhos e são normais em qualquer projeto. Quando desenvolvido de maneira aprofundada e detalhada o briefing se torna uma importante ferramenta nas mãos do criativo para que  não haja a necessidade de alterações maiores no projeto proposto.

Você usa briefing? Conhece algum outro jeito de saber o que o cliente quer? Deixe suas experiências nos comentários e aproveite para compartilhar essa dica com seus amigos!

Deixe um comentário