5 livros que todo designer deve ler

Fala criativos! Tudo bem?
Um bom livro sempre é bom para nos aprimorarmos na área e nos inspirar para realizar projetos cada vez melhores. Por isso selecionei 5 livros que todo designer deve ler. Eles possuem assuntos relevantes e me ajudaram bastante no meu dia-a-dia espero que ajude vocês também. Para ter acesso é só clicar no título de cada um. 
 

1. O design do designer

 
 

Autor: Ligia Fascioni
Número de Páginas: 172

 

O design permeia por algumas dúvidas básicas principalmente para os iniciantes ele aparece na vida de todo mundo como sinônimo de estilo, bom gosto, e até mesmo de coisas caras.

O que, afinal de contas é esse tal de design? Para fazer design tem que ter diploma? Um publicitário pode desenhar uma marca? O que o marketing tem a ver com isso tudo?

Este ótimo livro  para iniciantes e designers que já estão há um tempo na estada está dividido em três partes – O designer, que fala da profissão, O design, que fala da presença deste conceito no nosso dia-a-dia, e Etc, que trata de assuntos variados. Com linguagem coloquial, a ideia é transformar a percepção das pessoas aguçando-as e tornando-as mais críticas. Indicado não só para quem é da área, mas também para interessados em geral e curiosos em particular.

O design caminha junto com o bom gosto? Para ser designer precisa ser formado? Essas e outras dúvidas estão nesse maravilhoso livro de Ligia Fascioni.

 

2. Sintaxe da linguagem visual

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Autor: Donis A. Dondis
Número de Páginas: 248

Se você que entender um pouco mais sobre a comunicação visual este livro é pra você. O tema é apresentado não como uma língua estrangeira, mas como uma língua nativa que o estudante “sabe”, mas na qual ainda não consegue “ler”.

Esta analogia proporciona um método de ensino útil, por não ser elaborada em demasia ou aplicada com excessivo rigor. O método de ensinar a ver e a ler dados visuais já foi posto à prova com sucesso em vários contextos socioeconômicos.

Nada mais adequado, portanto, que alguns dos objetos mais importantes do livro tenham sido comunicados por meios visuais. Vários exemplos ilustrados são usados para esclarecer os elementos básicos do design (a aprendizagem do alfabeto), para mostrar como eles são usados em combinações sintáticas simples (a aprendizagem de “sentenças” simples) e, finalmente, para apresentar a síntese significativa da informação visual como obra de arte acabada (a compreensão da poesia).

A base para todo mundo que quer trabalhar em alguma área da comunicação visual. linguagem simples de fácil entendimento com muito conteúdo fundamental pra trabalhar com design.

 
 

3. Gestalt do Objeto

 
 
 
Autor: João Gomes Filho
Número de Páginas: 136
Você sabe o que é Gestalt? Já usou nos seu projeto? Não? então você precisa ler esse livro e entender um pouco mais sobre como a imagem é percebida pelo ser humano em diversos aspectos esse livro complementa fundamentalmente qualquer projeto de design tornando-o robusto. 
 

4. Design de A a Z

 
 
Autor: Alessandra Menache
Número de Páginas: 720

Esse livro aborda diversos temas do Design. Compila diversos textos de diversas fontes, abordando vários aspectos do dia a dia do designer como tipografia, diagramação, história, técnicas e outros.

 
 
Autor: Donald A. Norman
Número de Páginas:328
 
Entenda como alguns produtos agradam as pessoas e outros não e o que o design tem haver com a preferencia do publico por determinado produto em detrimento de outro. Esse livro pode emcorpar a defesa do seu trabalho te dando mais argumentos na hora que for questionado pelo cliente.

E aí, gostou dessa dica de livros? Sentiu falta de algum? Comentai aí embaixo!

Sempre procuramos trazer conteúdos  incríveis para você aumentar ainda mais sua experiência e potencializar seu trabalho. Siga a gente nas redes sociais.

@blogdesigntotal

 

Deixe um comentário